quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Introdução Feminismo

O Feminismo busca repensar e recriar a identidade de sexo sob uma ótica em que o individuo seja ele homem ou mulher, não tenham que adaptar-se a modelos hierarquizados, e onde as qualidades "femininas" ou "masculinas" sejam atributos do ser humano em sua globalidade. Que a efetividade, a emoção, a ternura possam aflorar sem constragimentos nos homens e serem vivenciadas, nas mulheres, como atributos não desvalorizados. que as diferenças entre sexos não se traduzam em relações de poder que permeiam a vida de homens e mulheres em todas as suas dimensões: no trabalho, na participação política, na esfera familiar, etc. Mas para a realização desta proposta não existem respostas prontas, acabadas. Estas se constroem na reflexão e na prática deste movimento recente e vivo, cujos rumos se orientam a partir da experiência coletiva que se acumula a cada momento. (O que é Feminismo. Branca Moreira Alves; Jacqueline Pitanguy)


Postado por: Aremir 07 de Dezembro de 2011

5 comentários:

  1. Umas das percussoras do feminismo foi a inglesa Harriet Taylor que nasceu em 1807,em Londres,esposa de Stuart Mill ,ela lutou pelos direitos da mulher,ela demonstrou que as travas que as mulheres encontravam para decidir por si mesmas estavam arraigadas socialmente e projetavam-se no âmbito jurídico,econômico e político.Para Harriet,um dos graves problemas da sociedade era não aceitar a ideia de igualdade na convivência entre mulheres e homens.segundo ela se o preconceito fosse superado ,todos veriam como é injusta a exclusão das mulheres dos cargos públicos ou dos postos sociais elevantes.

    Por :Bárbara Maria

    ResponderExcluir
  2. O blog está bem elaborado, com um visual estiloso e bem a propósito do que o tema trata. É fato que as mulheres e os homens têm responsabilidades perante a sociedade que os assemelha e não os diferencia, uma vez que as mulheres igualmente devem participar ativamente de questões do no trabalho, na política, na esfera familiar, etc, pois são sujeitos morais e desta forma é que devem ser verdadeiramente aceitas. Parabéns ao blog pela oportunidade de ler argumentos fortes e conscientes a favor da ética feminista, que é muito importante para essa reflexão da posição da mulher (repito) enquanto sujeito moral, detentora de direitos e deveres como todos os seres vivos.

    ResponderExcluir
  3. Queriamos agradecer a todos que nos visitaram, e comentaram os nossos textos, esperamos que nossa conttribuíção tenha conseguido ajudar aos colegas, e que possamos continuar a discutir sobre o tema.

    Postado po: Aremir e Camila 07 de Dezembro de 2011

    ResponderExcluir
  4. paulo rodrigues
    A ética feminista não busca torna a mulher igual ao homem. o que ela busca é a igualdade moral tanto para homens como para mulheres, e mostra que não é pelo genero que se pode valora o individuo mas pelo seu agir moral.o desejo dos teoricos feminista é a superaçao dos preconceitos para que se possa ter uma justica igual tantom para homes como para mulheres.

    ResponderExcluir
  5. ... na verdade na ha outra forma de igualar a mulher com os homens, que não seja na perspectiva da moralidade, não existe desigualdade entre ambos os gêneros a não ser as diferenças genéticas, como foram discutidas em sala de aula, isso estar em uma concepção "fulera" e maxista de ver as coisas. Na ética, estar bem claro quais são os interesses feministas, ter seu espaço para se manifestar diante a sociedade como cidadão de direito... beijos e grifes.

    ResponderExcluir