sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Introdução à Ética Feminista

  1.   Em toda história da ética ocidental, o status das mulheres tem sido um tópico de debate persistente, mas raramente central.
  2. Apesar da longa história dessa controvérsia, a expressão “ética feminista” foi cunhada somente nos anos 80, após a “segunda onda”, do feminismo, ter sacudido as academias da America do Norte e, em menor extensão, na Europa Ocidental, onde o status das mulheres era uma importante preocupação ética.
  3. A teoria ética feminista é caracterizada pela exploração dos modos nos quais a desvalorização cultural das mulheres e do feminino pode ser refletida e racionalizada nos conceitos e métodos centrais da filosofia moral.
  4.  Muitos (as) filósofos (as) feministas estão convencidos de que a ética ocidental esta profundamente enviesada por uma perspectiva masculina.
  5.  Mesmo discordando entre si com relação à natureza desse alegado viés e em suas prescrições de uma alternativa a ele, suas obras se caracterizam pela atenção a certos temas recorrentes.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "Que as mulheres aprendam no silêncio a sua sujeição..."
    Sao Paulo Apóstolo.

    na Grécia a mulher ocupava posição equivalente à do escravo no sentido de que tão somente estes executavam trabalhos manuais, extremamente desvalorizados pelo homem livre. Em atenas ser livre era, primeiramente, ser homem e nao mulher,ser ateniense e nao estrangeiro, ser livre e nao escravo.(Patão)

    ResponderExcluir
  3. *** JÔZIANE DE ARAUJO

    Mesmo com o julgamento da concepção de mulher se manter submissa e desfavorecida no longo da historia, sofrer preconceitos verbais e físicos, com lutas e perdas constantes, observou a sua responsabilidade de instigar o homem em geral a conseguir posição semelhante na sociedade. A mulher continua com um "ser" persistente nas provações existentes ainda nesse século.

    ResponderExcluir
  4. Há ainda um longo processo de desconstrução de antigos paradigmas sobre a mulher para que se estabeleça uma discussão, no mínimo, intelectualmente satisfatória.
    O que observo é que mesmo no âmbito acadêmico, para muitos considerado o berço da reflexão e da racionalidade, as discussões se apresentam timidamente e, por vezes, numa cansativa circularidade.
    Pensar a ética feminista não é um trabalho apenas das mulheres, mas de todos os seres dotados de razão.

    ResponderExcluir
  5. A desvalorização cultural das mulheres e sua exploração pelo seus modos sempre são temas centrais da ética feminista, porém com pouca prioridade ao que se refere aos temas dos homens em relação à moral.
    Em toda história feminista, a mulher é vista como um objeto e algo inferior aos homens, estes justificando-se que a capacidade das mulheres para a razão estava abaixo deles, sendo a racionalidade como carcterística humana essencial.
    Como dizia o ilustre Kant "A virtude de uma mulher é uma virtude bela. Aquele do sexo masculino deve ser uma virtude nobre". Isso é revoltante.

    ResponderExcluir
  6. Valorizar as diferenças entre as naturezas masculinas e femininas, e não depreciar um gênero pela existência destas, é uma questão imprescindível a reconstrução de uma sociedade mais justa e coerente.
    João Marcos

    ResponderExcluir
  7. A história relata a relação que o feminino tem com a humanidade deste sua geração; quem é a base das tribos, famílias, sociedades? A mulher tem em sua natureza o cuidar, a responsabilidade, que no homem não vemos isso, pois ele deixava tudo a cargo das mulheres. A ética feminina é esta, a responsabilidade da relação do outro, o cuidar, não somente por sua natureza geradora mas porque, mesmo hoje a mulher tendo a escolha de não ter filhos e de atuar pro-ativamente nas decisões sociais, a mulher se encontra na responsabilidade de cuidar de seu meio.

    ResponderExcluir
  8. A desvalorização a mulher é gritante, é triste como antigamente a mulher era tratada e vista pela sociedade como um ser inferior alguns filósofos chegam a dizer que a capacidade da mulher para a razão era inferior ao do homem. Isso é um absurdo!!!
    Mas o blog está ótimo, nos apresenta a ética feminista de um modo bem dinâmico.

    http://macintyr.blogspot.com/

    ResponderExcluir